segunda-feira, 20 de julho de 2009

Empadao de Carne



Há dias com carne picada a descongelar lembrei-me de fazer um empadão de carne que tanto adoro.
É um dos meus pratos favoritos e não faço muita vez porque cá em casa só eu e a mama e que gostamos.
Como estávamos só nós e a minha cunhada fizemos. Inspirei-me num empadão que vi no blog da Risonha.

Ingredientes:
carne picada de porco e vaca
1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates
2 colheres de sopa de polpa de tomate
vinho branco
louro e salsa
pimenta, sal e noz moscada
1 lata de cogumelos
azeite

Comecei por picar a cebola e o alho e coloque num tacho com o azeite. Parta o tomate aos pedaços e refogue ate o tomate estar a desfazer.
Junte a carne, deixe perder aquela cor de cru e regue com um pouquinho de vinho. Adicione a polpa, o louro e a salsa, e junte um pouco de agua, não muita para o molho apurar bem.
Tempere de sal, pimenta e noz moscada.
Deixe cozer. Passados 10 minutos adicione os cogumelos.
Enquanto isso faça um puré com batatas, leite noz moscada, pimenta, sal e um noz de manteiga ate ter a consistencia desejada.
Eu prefiro puré caseiro ao de compra, mas podem optar por esse.
Depois espalhe metade num tabuleiro, cubra com a carne e cogumelos e cubra com o puré que restou.
Levei assim ao forno, mas se quiser cubra com queijo é uma delicia.
Bom Apetite!!!!

Boa semana para todas! Beijinhos!!!!

28 comentários:

  1. Um belo empadão é sempre bem-vindo, ainda por cima, com uma saladinha, confere uma refeição prática e saborosa! hehehe:)

    ResponderEliminar
  2. O meu marido adora empadão, o teu ficou uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. Adoro empadão.
    É um dos meus pratos favoritos.
    O teu ficou com um aspecto delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. É a comida prefererida do meu amorzinho :)

    ficou uma delicia ;)

    bjx

    ResponderEliminar
  5. Sabe sempre bem um empadão! E acompanhado de uma bela saladinha. Cá em casa é idêntico. Nem toda a gente o aprecia.. é uma receita rápida, se usarmos puré congelado.

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto de empadão.. e o teu está lindo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Também adoro empadão!! Com puré de batata ainda melhor, fica tão bom!! :P Ficou bem bonitinho! ;)

    ResponderEliminar
  8. hummmmm ADORO EMPADÃO!!!! e esse tem um aspecto espetacular!!!!

    ResponderEliminar
  9. Que lindo empadão. Também gosto muito. Costumo fazer só acrescentando queijo no meio, junto com a carne. Fica muito bom.

    ResponderEliminar
  10. Adorooooo empadão que aspecto maravilhoso.BJCAS

    ResponderEliminar
  11. Olá Moranguita! Eu também adoro empadão, e tenho a sorte por ser comida apreciada por todos cá em casa! Para mim tem que ser com muitas rodelinhas de chouriço por cima :)

    Aproveito para te agradecer todas as visitas e comentários que tens feito lá no meu cantinho! O teu já está nos meus Favoritos, para voltar com mais calma e ver todas as receitas deliciosas que cá tens :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  12. Eu conheço um empadão parecido mas com batata.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. fico contente por ter servido de inspiração...
    ainda ontem empadão de carne foi o jantar lá de casa... eh eh eh!

    ResponderEliminar
  14. sabes...........................











    ADORO EMPADÃO!!!!! o.o OBA!

    ResponderEliminar
  15. sabes outra coisa.....estou a tentar por-me seguidora...mas nao consigo lol!

    ResponderEliminar
  16. hehe
    obrigada nao sei pode ser alguma coisa temporária.
    obrigada pela visita.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Amiga!
    Mas que rico empadão! Acho ke vou fazer um para o jantar!

    ResponderEliminar
  18. Há muito tempo que não como! :) Tem muito bom aspecto! bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. tb gosto muito de empadão!!!!!
    bommmmm

    ResponderEliminar