sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pão Caseiro

Pelo menos uma vez por mes a minha mae amassa pao à mao e coze no forno a lenha.
Adoramos este pao, nao ha nada como ele para mim é dos melhores pães que como:-)
E se me arregalo com uma velha fatia com manteiga quando chego a casa depois de uma noite de formação.
Foi ontem o meu jantar hehe!!!
Não é bem uma receita porque quantidades é a olho mas aqui fica a sugestão.
Bom fim de semana!!!!

Ingredientes:
Farinha de trigo
farinha de centeio
agua
fermento de padeiro
sal

Começa-se por dissolver o fermento num pouco de agua quente. reserve

Coloca-se num alguidar a farinha de trigo, abra-se um buraco ao meio onde coloca o sal e deite agua quente para o dissolver.

Mexa, junte a agua do fermento.

Vai juntar a farinha de centeio e junte a agua necessária.

Amasse bem. Depois deixe repousar para levedar enquanto o forno aquece.

Depois, é só meter no forno e esperar!!!!

Bom apetite!!!!

23 comentários:

  1. Sei bem o que isso é!Quando o meu pai faz pão á maneira antiga eu derreto me por uma fatia!!!
    Eu faço em casa com a ajuda da mfp mas é claro que não é parecido sequer...
    Ficou lindo esse pão!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Pão caseiro tão bom e no forno a lenha, é excelente.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. Qué boa pinta!
    E que rico o pan caseiro!
    E si é feito en forno de leña, xa nin te conto!
    Bicos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, o que eu gosto deste pão caseiro, e isto sim, é mesmo pão caseiro!!
    beijinhos e parabéns à "padeira"

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe tambem costuma fazer e broa tambem! Quando faz, faz-me sempre um com choiriço e leva-me a casa embrulhado num pano de cozinha para não arrefecer. É um regalo :)

    ResponderEliminar
  6. Já vou buscar a manteiga!

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Que pan mas bien hecho ..apunto la receta y que bellas fotos ...Desde España .saludos MARIMI

    ResponderEliminar
  8. Que pães lindos e aposto que bem mais saborosos :)

    ResponderEliminar
  9. Ao domingo em casa da minha mae nao falha, uma fornada de paozinho para dar para a semana toda, eu em casa tambem amasso paozinho todos os dias,sem MFP, mas nao é a mesma coisa, é taoooo bom quando sai do forno barrado com uma noz de manteiga... NHam, Nham...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que lindo, e apetecivél esse pãozinho.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Que pão tão bonito e rústico!! Hoje quase fiz pão, mas o tempo passou e não fiz. Amanhã quero fazer sem falta. É tão bom por a mão na massa, né?

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Ai k bom esse paozinho :)... Adorei
    beijoca

    ResponderEliminar
  13. A minha mãe tb amassa e coze em forno a lenha, e eu tb adoro comer uma fatia com manteiga, hummmm só de pensar.

    bjs

    ResponderEliminar
  14. Feito no forno de lenha, deve ficar sempre uma delicia. Eu adoro pão...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adoro pao caseiro, também faço sempre. O teu ficou com um ótimo aspecto.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  16. A minha avó tinha um forno de lenha e era lá que também cozia o pão, todos os sábados de manhã. Quando lá chegava estava sempre à minha espera um pão pequenino (lá chama-se Caralhotas) e eu comia bem barrado de manteiga. Que saudades!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. este pão é maravilhoso adorava saber fazer mas nunca acerto com as medidas e devia ter um forno a lenha e taliiiiiiiiiiiii,bjokinhass

    ResponderEliminar
  18. Bem, ia comentar o bolo de banana, mas assim que vi a foto do pão, fiquei a aguar... meu Deus e eu que adoro pão... parabéns à mãe que o faz tão bem.
    E amigfa, esta receita está mesmo nas mãos de quem tão maravilhosamente faz, tens de ter o dom. Lindo!!!!

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  19. Eu aprendi a fazer pão com a minha mãe e foi das melhores coisas que pude fazer! Não vai ser por mim que a tradição vai desaparecer. Só não cozo no forno a lenha, porque faço sempre muito pouco de cada vez e não compensa o tempo e lenha que se gasta - mais vale fazer na patusca ou no forno. Mas o pão no forno a lenha é outra música, ó se é!
    Cresci com ele - a minha avó e a irmã dela faziam sempre um pão pequenino em forma de boneco para mim :)

    ResponderEliminar
  20. A minha Mãe também fazia deste pão todas as semanas e broa de milho. Amassado numa masseira (um alguidar rectangular feito de madeira). Era o serão de sábado.

    ResponderEliminar
  21. Que bom que há pessoas que ainda o fazem.
    Eu quando vou a Leiria onde tenho um Quintal, também faço o pão caseiro no forno de lenha.
    A menina faça o favor de aprender, para quando a mãe não poder...
    beijinho
    eugénia

    ResponderEliminar