terça-feira, 17 de março de 2009

Bolo de Passas e Nozes

Estes dias tenho tido uns ataques de gula mas pouco ou nada tenho feito.
Aqui esta mais um bolinho que sabe bem nestas noites frias com um chá a acompanhar.

Ingredientes:
100g de manteiga
150g de açúcar
4 ovos
100g de passas
1 pacote de natas
1 cálice de vinho do porto
100g de nozes
200g farinha
1 colher de sopa de fermento

Bate-se a manteiga com o açúcar. Junta-se as gemas uma a uma, batendo bem entre cada adição.
De seguida junte as natas e o vinho do porto.
Acrescenta-se as passas e as nozes partidas aos bocadinhos. Misture tudo muito bem.
Envolva por fim as claras batidas em castelo alternando com a farinha, à qual adicionou o fermento.
Leve ao forno médio numa forma untada de margarina e polvilhada com farinha.
Coze entre 30 a 40 minutos.

É um bolo muito bom!!
Bom apetite!!!

18 comentários:

  1. Mornaguita, com natas e porto deve ficar um must!
    Claro que dos frutos secos já nem falo...adoro!
    E parece-me enorme! Lindo:)

    ResponderEliminar
  2. Esse bolinho tem um óptimo aspecto, amiga...dá para levar uma fatia? jinhoss e até amanhã.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de passas mas gostei do pintalgado que elas deixaram no bolo :)

    ResponderEliminar
  4. esse bolo tem um aspecto optimo com essas pintinhas e eu que adoro nozes...!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou um bolinho bem grandito!! Parece muito bom!!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito giro...e pode vir uma fatia para mim :)

    ResponderEliminar
  7. Voltei...Moranguita, atribuí-te um selinho de cozinheira, passa no meu estáminé!:)

    ResponderEliminar
  8. Querida ficou lindo o bolo, adoro bolos que levem frutos secos, como nozes e passas, por isso tenho sempre cá em casa nozes, agora tenho uma sacada que me trouxeram da Serra da Estrela, e então? onde está a minha fatia com um calice de vinho branco mas do Porto fresquinho? não há não é? depois falamos...beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá querida =)
    o bolo ficou gigante que lindo!Não gosto muito de passas mas confesso que o bolo ficou a dever-me uma dentada =)

    Beijoka

    ResponderEliminar
  10. Olá moranguita

    Tenho selinho/desafio para ti no meu blog

    Bjd

    ResponderEliminar
  11. Deixei-te um desafio no meu blog. bjinho :D

    ResponderEliminar
  12. Belo bolinho ,deve ser uma delícia
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. nham nham que belo bolo
    até faz salivar so de ver a foto
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Tirando as passas este bolinho parece-me uma maravilha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Tem de tudo para ser um bolinho maravilhoso, bjs.

    ResponderEliminar